segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Retrospectiva do Festival Internacional da Amazônia - Parte II

Seguimos com as fotos que registraram momentos tão importantes do Festival Internacional da Amazônia.


Clara Pinto no palco do Fida em 1999

Palco do Fida no ano de 2000
Balé infanto-juvenil no palco livre em 2001

Bailarinos Clássicos no Fida 2002

Informamos que as inscrições das oficinas do Fida ainda estão abertas e podem ser feitas na sede do festival na Dr. Moraes nº 52, em Belém ou pelo telefone (91) 3223-1744. Podem também deixar aqui nos comentários seu e-mail e telefone que entraremos em contato.

Não deixe de seguir o Fida 2011 no twitter o endereço é @Fida_ano18



Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo fotográfico do Fida

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Retrospectiva Fotográfica do Festival Internacional de Dança da Amazônia

Em 18 anos de Festival completados este ano de 2011, o Fida (Festival Internacional de Dança da Amazônia) tem um vasto arquivo fotográfico que vale a pena ser relembrado por sua trajetória de sucesso e muitas emoções.

Veja algumas dessas recordações...

O primeiro ano do Fida em 1994


Em 1998 o Fida no palco livre da Praça da República

Aqui alunos do Fida em 1999

Aqui no Teatro da Paz em 2000

Acompanhe novas fotos durante as próximas publicações aqui no blogger do Fida e não esqueçam de nos seguir no twitter o endereço é @Fida_ano18. Esperamos vocês por lá!


Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo Fotográfico do Fida




quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Patrocinador Oficial do Fida - Oi

Um dos maiores patrocinadores privados da cultura brasileira, a Oi, identifica-se com projetos inovadores e acredita no poder transformador da arte, por isso há seis anos é patrocinador do maior Festival Internacional de Dança da Amazônia. 
Idealizadora do projeto Fida, a professora Clara Pinto faz questão de agradecer "Quero deixar meu agradecimento a Oi pela credibilidade no projeto, ao Victor d'Almeida pela sua visibilidade e que transformou Belém num grande pólo cultural da dança e, presumo que se prolongue esta nossa parceria de vitória, extensivo a todos que nos apoiaram".






Fonte: Assessoria da Comunicação
Arte: Norte Comunicação


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Homenageados do Fida - Em 2010 Francisco Timbó

Anualmente uma personalidade artística da dança é homenageada no Festival Internacional de Dança da Amazônia, pelo trabalho realizado com sucesso ao longo dos anos de sua carreira.
No ano passado em sua décima sétima edição do Fida, o primeiro Bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Francisco Timbó foi o escolhido, por sua linda tragetória de sucessos e vitórias na dança.
O bailarino cearense iniciou seus estudos na dança, quando ainda era um menino, em sua cidade natal, Fortaleza, na escola SESI, sob a direção de Maurice Bejart.
A sua carreira sempre foi pautada de êxito e seu trabalho muito valorizado por diversas companhias por onde passou como convidado. Em sua bagagem como bailarino principal do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro destaca-se a sua atuação em "Gisele", "Don Quixote, "A Bela Adormecida" e La Fille Mal Gardée".


Francisco Timbó entre Ana Clara Nardi (à esquerda) e Clara Pinto


Homenageado do Fida 2010

Vale ressaltar que Francisco Timbó é um dos vencedores do Prêmio do Ministério da Cultura MINC - 1º Mambembe de Dança como melhor Bailarino Nacional.


 
Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo do Fida







terça-feira, 23 de agosto de 2011

Pequenas bailarinas lançam espetáculo

"As Estações e a Cinderela" é o nome do novo balé infantil das escolas de dança Clara Pinto, que fez o lançamento do espetáculo na última quinta-feira, no Espaço Cultural São José Liberto - Pólo Joalheiro -, em Belém. Composto por quase 200 bailarinas com idade entre três e seis anos, alunas do baby class da rede de escolas, o balé é inspirado da princesa Cinderela, que vai enfrentar o clima das quatro estações durante a apresentação, marcada para o mês de dezembro, no Teatro Margarida Schivasappa, do Centur.




Ana Clara Pinto Nardi, diretora da escola Clara Pinto, explica que as pequenas bailarinas vão interpretar cada uma das quatro estações. Assim, verão, outono, inverno e primavera poderão ser vistas no palco do Schivasappa com muita meiguice, graciosidade e, claro, cor. "É um balé feito para as famílias das bailarinas e também para quem ama a dança. São meninas que têm três, quatro, cinco, seis anos, e que adoram entrar no palco e interpretar, nem que seja uma das nossas estações", diz Ana Clara.


As bailarinas de branco são o inverno, as de rosa a primavera, as amarelas o verão e as de laranja representam o outono.






Durante o lançamento de "As Estações e a Cinderela", algumas das alunas participaram de um desfile para apresentar o figurino original do balé, que contará com a participação da Cia de Danças Clara Pinto. "São as bailarinas mais experientes que vão conduzir as pequeninas. É claro que o trabalho maior é das professoras, que passam o ano todo fazendo um trabalho voltado à coordenação motora, expressão facial e de melhoramento dos movimentos corporais. Mas, organizar quase duzentas meninas no teatro não é tarefa fácil", observa Ana Clara Pinto.

O balé infantil "As Estações e a Cinderela" tem temporada de estreia marcada para o mês de dezembro, no Teatro Margarida Schivasappa, do Centur.


 

 
Fonte: Assessoria de Imprensa

Fotos: Yasmin Cavalcante

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Programação Fida 2011

Este ano a programação será composta por:
  • Mostra não competitiva com grupos amadores de todo país e infanto-juvenis;
  • Mostra competitiva de coreografias com participantes dos municípios do Estado do Pará e de outros estados ;
  • Apresentação de grupos participantes e convidados;
  • Atividade de formação e reciclagem como: cursos, oficinas e palestras;
  • Prêmios: Participação; Destaque; Especial; Coreografia e Valor da Terra;
  • Abertura do Festival dia 25/10/2011 às 19h30min;
  • Mostras de Dança
  • Adulto de 26/10 a 30/10/2011 no Theatro da Paz às 19h30; Infanto-juvenil nos dias 27/10 e 28/10 no Teatro Estação Gasômetro às 17h00;
  • Palcos Alternativos: Pólo Cultural Espaço São José Liberto dia 29/10/2011 às 17h00; Anfiteatro da Praça da República - Palco Livre, dia 30/10/2011 às 10h00.
  • Oficinas de 27/10 a 30/10/11.
  • Encerramento do festival será no dia 30/10/11.
Entrega dos troféus aos grupos participantes, às 19h00.


OFICINAS


Local: Teatro Margarida Schivasappa no Centur


Modalidade:


1 - Sapateado Americano - Profª Kika Sampaio - 9h
2 - Grande Baile Coreográfico - Profº Fábio de Mello - 10h30
3 - Técnica de Pontas - Profª Toshie Kobayashi - 12h
4 - Ballet C. Intermediário - Profº Marcelo Misailidis - 13h30
5 - Ballet C. Juvenil - Profª Toshie Kobayashi - 15h
6 - Jazz Musical - Profº Henrique Carvalho - 16h30
7 - Dança de Salão - Profº Carlinhos de Jesus - 18h


Local: EDCP Dr. Moraes


Modalidade:


8 - Ballet Técnica de Balanchine - Alice Arja (RJ) - 8h30
9 - Dança Contemporânea - Profª Ana Andréa - 12h
10 - Ballet C. Infantil - Profª Bete Spinelli e Karl Singletary - 14h
11 - Barre e Terre - Profª Bete Spinelli - 15h30


OBS.: Os alunos que fizerem oficinas de Ballet Clássico Juvenil e intermediário, Jazz Musical participarão de uma apresentação no Teatro Margarida Schivasappa dia 30/10/2011, às 19h. Os alunos de Ballet Clássico Juvenil e Intermediário deverão trazer para essa apresentação um collant tipo camiseta preto, uma saia branca de tule (tutu romântico) e uma tiara em strass. As demais ficam a critério do professor.


Fonte: Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Cia de Dança Clara Pinto será a homenageada do FIDA 2011

Homenagem mais do que merecida. Em 2011, quando completa 18 anos, o Festival Internacional de Dança da Amazônia vai homenagear a Cia de Danças Clara Pinto, premiada e destacada de Norte a Sul do Brasil e ainda em outros países da América Latina e até mesmo nos Estados Unidos, onde tem sido presença constante.




A homenagem se fará com a apresentação do grand ballet do Fida, coreografado por um staff de primeira grandeza: Fábio de Mello, o diretor artístico do festival, Marcelo Pereira, brasileiro radicado na Suíça, e equipe de professores das escolas Clara Pinto sob o comando da própria professora Clara Pinto.
Composta por cerca de 30 bailarinos, a Cia vai entrar no palco do Theatro Schivasappa do Centur em quase todas as noites do Fida, para apresentar um revival coreográfico que marcou o grupo ao longo de quase duas décadas. Ou seja, o que o público vai assistir é um retrospecto sobre a história da maior companhia de balé da capital paraense. Imperdível!!!

Cia de Dança Clara Pinto

Fonte: Assessoria de Imprensa

Abertas as inscrições para as oficinas

Agora é pra valer. Estamos em contagem regressiva para a 18ª edição do maior festival de dança da Amazônia, o Fida, que será lançado no dia 13 de setembro, às 19h, no Instituto de Artes do Pará.
Durante o lançamento, a professora Clara Pinto vai anunciar todas as novidades deste ano e detalhar tudo que vem pela frente.
As inscrições para as oficinas do Festival já estão abertas e podem ser feitas diretamente na secretaria da Escola de Danças Clara Pinto da travessa Doutor Moraes nº 52, no bairro de Nazaré em Belém.
É possível solicitar a inscrição também pelo blog. Basta deixar um comentário com e-mail, nome e telefone, que a turma da coordenação entrará em contato para confirmar a inscrição.
Em breve, anunciaremos a listagem completa de oficinas e cursos.

Mais informações: (91) 3223-1744 

Agora você também pode ter informações do Fida 2011 pelo twitter, nosso endereço é @Fida_ano18




Fonte: Assessoria de imprensa do Fida

Um pouco mais sobre o Fida

Emoção, inovação e surpresa são as principais características do Festival Internacional de Dança, o Fida. O Espetáculo idealizado há 18 anos pela professora Clara Pinto é uma mostra de danças que se estende por uma semana, dividido em shows, espetáculos, competições e oficinas de dança. Mas o ápice do Festival são as homenagens realizadas a nível regional e nacional, estes são momentos que marcam o Fida e fazem emocionar os presentes.
Personalidades da dança do Brasil e do mundo comparecem ao evento para prestigiar o espetáculo. Destaque especial para Carlinhos de Jesus, grande nome da dança no Brasil, que todo ano comparece a Belém para participar do espetáculo, assim como Ana Botafogo, dançarina conhecida nacionalmente.




A professora Clara Pinto orgulha-se ao notar o crescimento e sucesso do festival que consegue unir artistas de vários estados para que ocorra um intercâmbio entre eles. “É gratificante poder realizar um evento que reúna vários professores de dança proporcionando a oportunidade de aprendizado e intercâmbio entre eles”, diz Clara. 
Em muitos anos o festival tentou resgatar raízes culturais através de musicais bem produzidos e ensaiados que retratam a história e trajetória de povos antigos. Espetáculos em homenagem a pessoas importantes também fazem parte da lista de atividades do Fida. Oficinas e Workshops ministrados por bailarinos de vários estados também são realizadas e disponibilizados aos admiradores da dança.
No último dia do Festival, a professora Clara Pinto, encerra o evento entregando as honrarias para os homenageados. A homenagem é feita tanto artisticamente quanto através da entrega de troféus entregues ao que mais se destacam no cenário da dança.


Fonte: Assessoria de Comunicação

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Professora Clara Pinto se dedica ao ensino da arte da dança


Arte, cultura e prazer resumem o que está por trás dos movimentos corporais envolventes da dança. Movida por esta arte, a maestrina Clara Pinto dedica-se há mais de trinta anos a ensinar e incentivar a dança na região Norte. Por meio da Companhia que leva seu nome, Clara ensina pessoas de todas as idades a sentir a música através da dança.



Divulgação

Conhecida nacionalmente, Clara criou a companhia de dança com o intuito de difundir o que ela acredita ser uma das mais belas artes. Seguindo diferentes estilos de dança, a escola ensina crianças e adultos a deixar se levar pelos sons que movem o corpo a expressar-se através de movimentos.
Além das oficinas e cursos promovidos pela escola, Clara amplia seus horizontes envolvida em trabalhos que mostram e divulgam o resultado e beleza do trabalho que ela desenvolve há anos. Festivais de dança fazem parte do seu cronograma anual, os quais a consagraram como uma das grandes referências da dança no Brasil. Um dos mais prestigiados e conhecidos é o Festival Internacional de Dança da Amazônia, o Fida.
O Fida já existe há 18 anos e desde sua estréia tem conseguido atrair pessoas de todo o país, sendo também prestigiado por várias personalidades importantes da dança como Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo. O festival apresenta inúmeros grupos de dança, de diferentes cidades, que mostram a cultura, a história e o desejo representados por meio dessa arte.
Este ano a abertura do Fida acontece no dia 13 de setembro no Instituto de Artes do Pará, ás 19 horas.